Os Irmãos Campana
O irmãos brasileiros que elevaram a categoria de Design-Arte á um nível de expressão universal.
Há pouco mais de 20 anos, os irmãos Humberto,48 e Fernando Campana, 40 montaram o Estúdio Campana, onde criavam peças e objetos – alguns de mobiliário – reaproveitando diversos tipos de material.
Em 1989 ,Humberto, formado em Direito, e Fernando, arquiteto, começaram com a exposição “Desconfortáveis” onde exibiram peças sem acabamento aparente.
Em 1994, se tornaram os primeiros designers brasileiros á expôr no MOMA –Museu de Arte Moderna de Nova Iorque – e foi nessa exposição que a inovação (e coragem!) dos irmãos revelou um verdadeiro berço de criatividade e contemporâneidade.
Estava nessa esposição, a famosa Poltrona Vermelha de cordas e aço inoxidável, que se tornou um marco, não só de suas carreiras, como do design mundial .
Fernando e Humberto Campana queriam criar um móvel com um conceito diferente, em que o material desse não só a estrutura, mas também o estofamento. Com 500 m de corda em mãos, começaram a entrelaçar a poltrona Vermelha – e a construir um futuro internacional. Massimo Morozzi, designer e dono da marca italianaEdra, interessou-se em confeccionar a peça, para isso solicitou um desenho esquemático dela. Como é impossível reproduzi-lo, os irmãos enviaram um vídeo em que expunham o método de entrelaçamento. Desde 1998 a Edra produz a Vermelha, que ganhou projeção mundial e integra a coleção de design de importantes museus, como o MoMA, em Nova York, e a Pinakothek Der Moderne, em Munique.
As peças dos Campana, são confeccionadas com todo tipo de material, cordas, lascas de madeira, EVA,fios de PVC, guardas chuvas, papelão,garrafas pet, ralos de banheiro e outros materiais considerados kitsch* como ursos de pelúcia! Numa época que o design caminhava para industrialização, surgiram as inovações dos brasileiros, com suas intervenções artesanais na peça, que encarece o produto mas o aproxima de ser classificado como arte.
* kitsch : termo alemão, geralmente utilizado no Design para classificar objetos de valores estéticos distorcidos/exagerados.
Móveis de EVA e Pelúcia
Esse caráter abstrato do trabalho dos irmãos, é um exemplo clássico quando se debate a diferença entre Design e Arte.Isso porquê, na concepção mais utilizada, design é a arte aplicada na utilidade do dia-á-dia, produzida em massa, geralmente em escala industrial.(Inclusive, esse conflito foi tema para uma exposição feita pelos irmãos em parceria com artistas plásticos que criam peças sem nenhum valor utilitário, mas que fazem referências a objetos do cotidiano, que realmente tem alguma função.A exposição foi uma espécie de abordagem ou protesto, à imensa agregação de valor que se dá á peças como estas, que poderíamos classificar como obras de arte, só que com uma função).
Afinal, em cada uma de suas poltronas, luminárias e outras peças há um inegáveltrabalho artístico, que vai além do design.Por isso, depois dos Campana e suas peças únicas – cada uma, mesmo com aspecto semelhante, tem um toque único e exclusivo dos criadores – , nasceu a classificação do Design-Arte.
Cordas, Lascas de Madeira, Papelão, Ralos de Banheiro e Retalhos constróem a estrutura e estofamento das peças
Estão aí alguns exemplos das MUITAS parcerias, influêcias e produções dos Campana atualmente :
MELISSA + CAMPANA
H.STERN por CAMPANA
LACOSTE por CAMPANA
“Joãos” Bobos : Intervenção urbana feita em São Paulo e no Rio de Janeiro peloGrupo Bijari,Betty Prado e Irmãos Campana, promovendo a sustentabilidade.
Eles viajaram pelo mundo todo, fazendo exposições pessoais e coletivas, workshops, palestras, cursos, ganharam inúmeros prêmios e tiveram suas obras expostas nos principais museus do mundo e são hoje, sem dúvida nenhuma, reconhecidos pela crítica especializada, como designers de maior criatividade deste início do século XXI.
mais em www.campanas.com.br